All for Joomla All for Webmasters
Praça Menino Deus, 11 / 501 - Porto Alegre, RS          Estacionamento gratuito no local

51 3233.8551
51 99331.3030

DOENÇA PERIODONTAL

A doença periodontal é uma doença que afeta desde a gengiva até o osso que envolve e suporta o seu dente. É causada pela placa bacteriana formada sobre os dentes, e pode ser agravada em fumantes.

Os três estágios da doença periodontal, que varia do menos ao mais grave, são gengivite, periodontite e periodontite avançada. Ela pode ser identificada pelo sangramento, inchaço ou retração gengival, dor ao mastigar, dentes amolecidos. No entanto, a maioria dos casos são assintomáticos e o paciente não percebe, havendo um agravamento do quadro.

Em muitos casos, se a doença não é tratada a tempo, a perda óssea pode levar a perda de alguns dentes.

DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO DA DOENÇA PERIODONTAL

O diagnóstico é realizado por um exame chamado de Periograma, feito pelo Periodontista. Usamos em nossa clínica um Periograma Digital utilizado na Universidade de Bern (Suiça) para mapeamento da Doença Periodontal, avaliando todos os índices de placa e sangramento, profundidades de bolsas e retrações gengivais. Com este exame conseguimos traçar um plano para o tratamento, que envolve mudança de hábitos, sessões de terapias com o profissional, uso de antibacterianos...

O paciente que tem Doença Periodontal não está indicado para fazer procedimentos cirúrgicos sem antes fazer uma boa adequação bucal.

ASSOCIAÇÃO DE DOENÇA PERIODONTAL COM OUTRAS DOENÇAS

As doenças periodontais fazem com que toxinas bacterianas e citocinas pró-inflamatórias atinjam a corrente sanguínea gerando uma resposta inflamatória sistêmica. Portanto, tratar a Doença Periodontal e manter a saúde gengival é essencial para reduzir os riscos de problemas de saúde mais graves. Diversos estudos já demonstraram uma relação da doença periodontal com os seguintes quadros:

• Doenças coronarianas e respiratórias
  • Obesidade